segunda-feira, 15 de março de 2010

Álvaro Viana de Lemos, patrono do nosso Agrupamento está de parabéns


Aproxima-se o dia de aniversário do prof. Álvaro Viana de Lemos, ilustre lousanense e patrono do nosso Agrupamento. Nasceu no dia 28 de Março de 1881. Para assinalar esta data, recordamos um texto elaborado pelo 4.º D da Escola EB1 de Fontainhas, publicado no n.º 1 do jornal Gatafunho, em Abril de 2005.

Quem foi Álvaro Viana de Lemos?

A partir do dia 3 de Janeiro de 2005, o nosso Agrupamento de Escolas passou a chamar-se Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos, com o objectivo de lembrar a obra inovadora desta ilustre personalidade lousanense, no campo do ensino, da pedagogia, da arte, do regionalismo, das ideias e dos trabalhos manuais e científicos.

Álvaro Viana de Lemos nasceu na Casa do Engenho (Companhia do Papel do Prado – Lousã), no dia 28 de Março de 1881.

Aprendeu as primeiras letras com a mãe e, posteriormente, com António Cortês da Fonseca, na farmácia do padre Correia. Tendo frequentado a Escola Conde Ferreira, na Lousã, entra na Universidade de Coimbra, onde cursa a Faculdade de Matemática.

Fez o curso de Infantaria da Escola do Exército, tinha a frequência de várias instituições culturais de Portugal e da Bélgica e os cursos de Bibliotecário-Arquivista, de Escultura, de Electricidade, de Pintura Decorativa e de Trabalhos Manuais.

Foi professor na Escola Agrícola de Coimbra, no Instituto dos Pupilos do Exército, nas escolas normais de Lisboa e Coimbra, na Tutória da Infância e na Escola do Magistério Primário de Coimbra.

De 1907 a 1927 fez várias visitas de estudo a estabelecimentos educativos de Portugal e do estrangeiro, tendo trabalhado activamente no espírito do movimento chamado “Escolas Novas”.

Colaborou em várias revistas e jornais nacionais e estrangeiros. Publicou, entre outros livros: “trabalhos Manuais Educativos”, “O Escutismo na Educação”, “A Modelação Escolar”, “A Educação Nova no Congresso de Lucarno” e “A Lousã e o seu Concelho”.

Dominava várias línguas, entre as quais o francês, o alemão, o italiano, o grego e o quimbundo.

Aos 80 anos, frequentava o Instituto Alemão e a Casa da Inglaterra.

Possuidor de um conhecimento profundo sobre a Lousã, desenvolveu um papel cultural em várias instituições, de que são exemplos: a fundação do Museu Municipal, posteriormente denominado Museu Municipal da Lousã Prof. Doutor Álvaro Viana de Lemos, e o desenvolvimento da Biblioteca Municipal, que teve, pela primeira vez, na sua direcção, um especialista com o curso de Bibliotecário-Arquivista.

Faleceu em Coimbra, a 21 de Agosto de 1972, com 91 anos.

A atribuição do nome deste lousanense ao nosso Agrupamento é uma singela homenagem que lhe pretendemos prestar pela sua dedicação ao ensino, à cultura e às instituições do concelho da Lousã.

Trabalho de pesquisa da Turma D – 4.º ano – EB1 de Fontainhas

Sem comentários: